Escolha uma Página

21 de agosto de 2018, Hong Kong. Embora a dinâmica de crescimento global tenha desacelerado na primeira metade de 2018, a Haitian International conseguiu registar um conjunto de sucessos empresariais. De 1 janeiro a 30 de junho de 2018, um dos líderes de mercado a nível mundial em máquinas de moldagem por injeção alcançou vendas de 5 877,4 milhões de RMB (aprox. 893,8 milhões de dólares). Quando comparado com a primeira metade de 2017, isto significa um crescimento de 16,7%. No processo foram entregues 19 493 máquinas aos clientes, o que corresponde a um aumento de 7,6% do volume de vendas. A margem de lucro bruta da empresa cotada (1882.HK) conseguiu manter-se no elevado nível de 31%. O lucro líquido atribuível aos acionistas perfaz 1 169,4 milhões de RMB (aprox. 177,8 milhões de dólares).

Crescimento entre incertezas económicas globais

Enquanto que o crescimento económico interno na China abrandou ligeiramente, as vendas internas da Haitian International aumentaram 18%, alcançando 4 178,5 milhões de RMB (aprox. 635,5 milhões de dólares). O resultado provisório para exportações é igualmente bem-sucedido. A estratégia de marca diversificada da Haitian International, os benefícios significativos para o cliente através da tecnologia “to the point”, assim como os investimentos contínuos locais em mercados externos, na Europa e Ásia, contribuíram para o crescimento impressionante dos índices de vendas em diversos mercados. Apesar dos efeitos globais da política comercial restritiva por parte dos EUA; as vendas para exportação da empresa nos primeiros seis meses do ano aumentaram 13,5%, alcançando 1 580,2 milhões de RMB (aprox. 240,3 milhões de dólares).

Resposta à expansão de portfólio diferenciado

O crescente sucesso em termos de vendas da Haitian International a nível mundial pode ser atribuído em parte à implementação da sua estratégia de desenvolvimento empresarial. Em aplicações para pequenas tonelagens, o portfólio de máquinas oferece cada vez mais soluções elétricas diferenciadas e adicionais. Por isso, na primeira metade de 2018, as vendas de máquinas Zhafir totalmente elétricas cresceram 30,6% para 680,5 milhões de RMB (aprox. 103,5 milhões de dólares). Paralelamente a isso, a quota para grandes tonelagens também está a crescer, com cada vez mais máquinas com tecnologia de duas placas a serem disponibilizadas. Por exemplo, os níveis de vendas para a série Jupiter II da Haitian subiu 32,6% para 835,2 milhões de RMB (aprox. 127 milhões de dólares) na primeira metade de 2018. Além disso, também foi possível aumentar a quota correspondente a tecnologias inovadoras e soluções específicas de mercado para clientes.

A inquestionável tecnologia de topo continua a ser o que distingue o sistema altamente eficiente e economizador de energia da série Mars da Haitian. A máquina campeã de vendas no setor comprovou novamente a sua superioridade no mercado com mais de 16 000 unidades vendidas na primeira metade de 2018 – um crescimento de vendas de 11% comparado com o período análogo do ano anterior.

Relativamente às previsões para a segunda metade de 2018, o Sr. Zhang Bin, Diretor Executivo da Haitian International, afirma: “No que diz respeito à situação económica na China e no mundo, permanecemos cautelosamente otimistas mesmo depois dos fantásticos resultados da primeira metade de 2018.” Tendo em conta o facto de a economia mundial ainda permanecer sob influência das volatilidades nos países emergentes, do crescente protecionismo económico e do risco de conflitos geopolíticos, afirma que a Haitian International irá continuar a sua comprovada estratégia de liderança tridimensional, “comunicação – inovação – eficiência”, e a desenvolver soluções diferenciadas para desafios específicos nos diversos mercados mundiais.

Mais investimentos locais e novas máquinas

Relativamente à política de localização, o futuro está a tomar forma. A primeira fase das novas unidades de produção na Índia e da nova unidade na Turquia foi concluída na primeira metade de 2018. Investimentos na índia, Japão, México e Rússia deverão ser expandidos com unidades de produção adicionais.

A introdução no mercado da terceira geração de máquinas de moldagem por injeção com tecnologias totalmente modernizadas terá início antes do final de 2018 e irá estender-se até à primeira metade de 2019. Isto inclui novas máquinas de modo rápido de alta velocidade que se destinam a um conjunto de aplicações para mercados finais médios e altamente avançados.

A gama de máquinas elétricas já foi alargada mediante a inclusão de uma nova série: a nova série Zhafir Jenius combina uma solução de duas placas economizadora de espaço no lado de fixação com a velocidade e a dinâmica de uma unidade de injeção elétrica. Por isso, a Jenius aumentou o espectro de força de aperto das máquinas Zhafir de 400 kN para 33 000 kN a partir deste ponto.

Reformas internas para uma melhoria sustentável da eficiência

Do mesmo modo, em outubro deste ano será concluída a atualização interna do sistema SAP, abrindo assim caminho para uma gestão da produção “8 + 16” totalmente automatizada. Entretanto, a aquisição do Hangzhou Keqiang Intelligence Control System Co. Ltd. reforçou a competência da empresa em tecnologia de base para máquinas de moldagem por injeção e apoiou o subsequente desenvolvimento do sistema de gestão de fábrica.

Sr. Zhang: “Processos e tecnologias mais eficientes serão sempre o nosso objetivo. Iremos continuar a trabalhar para oferecer aos nossos clientes benefícios e valor acrescentado através da melhoria dos serviços. Desta forma, também conseguiremos assumir as nossas responsabilidades para com os nossos colaboradores, parceiros e acionistas.”